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O que fazer nos momentos de instabilidade no Simples Nacional?

Por conta dessas dificuldades de acesso, muitas empresas contábeis têm sua produtividade afetada, já que conseguem emitir poucas guias por dia.

Nos últimos tempos, muitos contribuintes vêm se deparando com erros ao acessar o PGDAS (Simples Nacional).

Por conta dessas dificuldades de acesso, muitas empresas contábeis têm sua produtividade afetada, já que conseguem emitir poucas guias por dia.

E não apenas o Simples Nacional, mas o e-CAC, que também desempenha um papel essencial e fundamental nos serviços utilizados pelas empresas, também apresentou bastante instabilidade durante esse período.

Os erros podem acontecer por diversos motivos: atualizações, criação de novas funcionalidades, manutenções, congestionamento por uso de robôs, ou podem existir erros mesmo, afinal, todo sistema é propenso a isso, mesmo os de governo.

Voltando ao PGDAS, como vimos, infelizmente, falhas podem acontecer, então é sempre interessante verificar alguns pontos.

  • É falha no sistema da Receita? Converse com outros profissionais que usam esses sistemas, veja se eles também estão com o mesmo problema. Se você constatar que realmente é um problema no portal, abra sempre um chamado para que a Receita esteja a par do problema. Quanto mais chamados a instituição receber, mais rápido ela atuará em cima do caso.
  • Falha no navegador:Tente sempre acessar o portal com problema por outro navegador. E tente limpar o cache, isso pode ajudar a fazer com que você consiga acessar o portal com problema. Após fazer essa limpeza, pode ser que você precise repetir o processo mais vezes, caso o erro volte.
  • Certificado digital:Se você acessa algum portal por certificado digital e viu que não se trata de um erro do portal, tente ver se o problema não é o seu certificado.

O contribuinte, quando constata que se trata de um erro do portal, pode, também, buscar fazer o acesso fora do horário comercial. O número de acesso depois das 18h e antes das 8h da manhã, costuma ser menor. O que deixa os canais menos saturados e a chance de uso aumenta. A geração automática de tributos e busca de relatórios é muito importante e, vendo por esse lado, se houvesse um webservice feito exclusivamente para esse fim, o problema estaria resolvido.

Esse seria o cenário ideal, porque as empresas desenvolvedoras poderiam usar esses webservices e o número de acessos às plataformas convencionais diminuiria. E com isso o acesso manual teria menos erros.

O acesso robotizado realmente pode deixar esses sistemas de governo mais lentos, mas é algo que precisamos no dia a dia, pois eles dão muita produtividade às empresas.

Mas para que tudo isso possa ser feito, necessita-se de valores expressivos em dinheiro para criar e manter os webservices. E por conta disso ainda não se chegou a uma resolução, pois, o governo não quer pagar essa conta.

Infelizmente, não temos como saber se esse tipo de situação poderá ou não voltar a ocorrer, mas é sempre bom estar preparado para ter opções adicionais caso aconteça.

Então, a orientação principal que fica é: se você está com erro para gerar o seu DAS e percebeu ser um erro do portal, informe o problema no site do Simples Nacional.

Os canais dentro do portal do Simples Nacional que temos hoje são:

  1. Ouvidoria do Ministério da Economia:É usado para registrar problemas nos sistemas do Simples Nacional. Então em caso de indisponibilidades, lentidão ou instabilidades esse é o canal. Você também pode utilizá-lo para fazer elogios, sugestões ou reclamações.
  2. Fale Conosco:Serve para registrar dúvidas sobre a utilização dos aplicativos do Simples Nacional.